Em Crato, 30% das mulheres atendidas pela Defensoria sofriam violência há mais de 10 anos



Um levantamento do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) aponta que 30% das mulheres que buscaram o equipamento, instalado no Crato, conviveram com violência doméstica por mais de 10 anos. Em alguns casos, o número cresce para 20 anos antes de conseguirem denunciar e buscar ajuda.
Os dados são resultado de uma pesquisa preliminar deste órgão da Defensoria Pública com 66 mulheres que sofreram violência moral, física, patrimonial e sexual (ordem decrescente) e procuraram o Nudem entre junho e dezembro de 2018.
Em sua maioria, são mulheres "donas de casa " (33,3%), apenas 28,8% delas têm ensino médio completo e mais da metade delas ganha até um salário mínimo.
A pesquisa do Nudem ainda aponta que 59,1% delas não conseguiam sair desses relacionamentos abusivos por medo, 65,2% tinham dependência familiar/filhos e 68,2% mantinham dependência emocional. Apenas 28,8% delas têm ensino médio completo e 53% ganham até um salário mínimo.
No perfil do agressor, o estudo aponta que são os ex-companheiros (48,5%) que praticaram o ato violento em ambiente doméstico (56,1%) em maioria na presença dos filhos (80,3%) durante a agressão. Entre os motivos que desencadearam a cena, estão a ingestão de álcool, ciúmes, uso de drogas e separação.
“A questão da dependência familiar é muito preocupante, pois se trata do receio da mulher de romper aquele ciclo de violência principalmente em razão dos filhos. Outro motivo que elas também trazem ao Nudem é a família naturalizar a situação de violência como algo passageiro e que faz parte do relacionamento”, explica.
Outro dado mostra que 31,8% dos homens agressores envolvidos já vivenciaram uma situação de violência na casa dos pais. Para o supervisor do Nudem Cariri, o defensor Rafael Vilar, o dado denuncia a perpetuação da violência. " É uma violência transgeracional, onde o agressor passa a naturalizar as agressões por já ter passado por aquilo durante a infância”, aponta Vilar.
NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
O Nudem é um equipamento público da Defensoria Pública que atua com processos de violência doméstica, violência contra a mulher e questões do direito da família, como pensão alimentícia, divórcio, dissolução de união estável e guarda, dando orientação jurídica e ajuizando as ações necessárias.
No NUDEM também é possível requerer medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha, dando agilidade aos trâmites.
Sua atuação judicial e extrajudicial no eixo Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha).
Em 2018 foi aprovado o atendimento de mulheres trans e travestis.
SERVIÇO
Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem Cariri
Travessa Iguatu, 304, bairro Santa Luzia, Crato - Ceará
Funcionamento das 8h às 14h
Telefone: (88) 3521-2506
Por Alana Soares/Agência Miséria
Miséria.com.br

Related Post

Em Crato, 30% das mulheres atendidas pela Defensoria sofriam violência há mais de 10 anos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...