Perigo: Barragem do açude grangeiro de Ubajara corre risco de rompimento e moradores são retirados


Região Norte: Após a barragem do açude Granjeiro ser submetida à avaliações da Defesa Civil,áreas do entorno da barragem no município de Ubajara começaram a ser evacuadas na noite deste sábado (16). As 513 famílias que habitam no local já começaram a se deslocar para as casas de parentes. Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção serão encaminhadas ao Santuário da Mãe Rainha, situado no bairro São Sebastião, área alta da cidade. 
Por orientação da Agência Nacional de Águas (ANA), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros (Cedec/CBMCE) está atuando na evacuação de famílias que moram ao longo do leito do rio Jaburu, na serra da Ibiapaba, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ubajara e com órgãos municipais de Defesa Civil, informou o tenente Romário, do CBMCE. 
A medida é de caráter preventivo e se justifica pela etapa atual das obras de abertura de um novo sangradouro para o açude Granjeiro, localizado entre Ubajara e Ibiapina. De acordo com o prefeito de Ubajara, Rene Vasconcelos, as obras contam com o apoio dos municípios de Tianguá e Ibiapina, que disponibilizarão equipamentos para auxiliar o processo. A previsão é de que o novo sangradouro seja concluído entre segunda (18) e terça-feira (19). 
“Neste momento, está sendo feita uma redução controlada do nível açude, que se encontra bastante elevado. Por precaução, as comunidades ribeirinhas estão sendo realocadas temporariamente, até o fim desta etapa do processo”, explica o tenente. 

Related Post

Perigo: Barragem do açude grangeiro de Ubajara corre risco de rompimento e moradores são retirados BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 18 de março de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...