Insistência de Trump sobre o muro leva tensão a cidade pacata da fronteira com o México


No sábado, centenas de turistas esperam mais de duas horas em uma fila para voltar aos Estados Unidos, em Los Algodones, no México
Se existe uma emergência na fronteira com o México, neste lugar não fica claro de que lado estão os problemas. Às nove da manhã de um sábado, aqueles que cruzam em grandes grupos o posto de fronteira de Los Algodones são aposentados brancos norte-americanos e canadenses em direção ao México. São centenas de famílias de estrangeiros que invadem as ruas desta pequena cidade da Baixa Califórnia para realizar tratamentos dentários, fazer óculos ou comprar remédios a um terço do preço dos Estados Unidos. A cidade mais ao norte da América Latina é, em tempos de Trump, um termômetro de vida normal na fronteira.
Na sexta-feira, o presidente Donald Trump usou o recurso legal da emergência nacional para desviar recursos federais para construir um muro na fronteira com o México. É uma medida extraordinária que se justifica por motivos de urgência. Trump disse que havia uma “crise de segurança nacional” na fronteira e uma “invasão de drogas e criminosos”. Não é conversa de bar. É uma declaração institucional feita na Casa Branca e que não se baseia em dados reais. Na manhã de sábado em Los Algodones, parecia que a invasão era em sentido contrário.
Los Algodones é uma cidadezinha de 5.000 habitantes às margens do rio Colorado, que fica no canto do mapa no qual os estados da Califórnia, Arizona e Baixa Califórnia fazem fronteira. Tem cerca de 320 dentistas e é uma curiosa referência mundial em tratamentos odontológicos. Os clientes vêm de todos os lugares dos Estados Unidos e Canadá. No sábado, antes de entrarem na guarita da fronteira, eram recebidos por Michael Ochoa, que distribuía propaganda de uma dessas clínicas. Ochoa tem 59 anos, vive na fronteira há meio século e dá gargalhadas quando perguntado sobre onde está a emergência que o presidente Trump vê. “Está cheio de merda. O que quer é fazer publicidade de si mesmo”.

Related Post

Insistência de Trump sobre o muro leva tensão a cidade pacata da fronteira com o México BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...