Bolsonaro demite Bebianno, mas o elogia em vídeo, na tentativa de atenuar crise


Bolsonaro demite Bebianno

19/02/2019, TERÇA-FEIRA
Chegou ao fim nesta segunda-feira a lenta fervura de Gustavo Bebianno no Governo de Jair Bolsonaro (PSL). A partir de hoje, o advogado deixará oficialmente o ministério da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele é a primeira baixa no primeiro escalão desta gestão. Depois de quase uma semana sob fortes ataques, o ministro sai pela porta dos fundos do Palácio do Planalto – demitido sob a suspeita de ter patrocinado um esquema de candidaturas laranjas do PSL no ano passado, quando presidiu interinamente a legenda a pedido de Bolsonaro, e após uma queda de braço com Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente, que criticou publicamente Bebianno e foi endossado pelo pai. O anúncio de sua demissão foi feito pelo porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros.
Após ler uma protocolar nota sobre a exoneração, o porta-voz disse que o motivo da saída do ministro era de "foro íntimo" do chefe do Executivo. Ao ser indagado sobre a demora em demitir Bebianno, disse: “Nosso presidente demandou o tempo necessário para a consecução de sua decisão.” Momentos depois, em vídeo divulgado por sua assessoria (mas não até agora em suas redes sociais), Bolsonaro agradeceu os serviços prestados por Bebianno no período eleitoral e durante os 48 dias em que esteve no Governo. Disse ainda que, desde a semana passada, “diferentes pontos de vistas, sobre questões relevantes trouxeram a necessidade de uma reavaliação”. Alegou que pode ter “havido incompreensões e questões mal-entendidas de parte a parte” e desejou sorte ao seu antigo aliado.
O presidente não detalhou quais seriam os desentendimentos ou interpretações equivocadas, o que foi lido como uma tentativa de evitar que Bebianno, de 54 anos, se torne um homem-bomba, já que, pela proximidade com o presidente e por ter coordenado toda a sua campanha eleitoral, teve acesso a informações que poucos tiveram.
El País

Related Post

Bolsonaro demite Bebianno, mas o elogia em vídeo, na tentativa de atenuar crise BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...