Rompimento da barragem de Brumadinho causa insegurança em Itabira

























O rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) causou insegurança para moradores de Itabira, onde a empresa tem grandes empreendimentos. Outra barragem, a de Itabiruçu, que tem capacidade para receber volume 18 vezes maior de rejeitos do que a barragem Córrego do Feijão, destruída na sexta-feira, passa por um processo de alteamento para receber rejeitos da Mina de Conceição, segundo a Prefeitura da cidade. Itabira é a cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que tratou dos problemas da mineração em sua obra (veja abaixo)
Com o tamanho mais robusto, os moradores e os políticos cobram por garantias da companhia sobre a segurança da barragem. A preocupação tomou conta das conversas nas praças do município e se espalhou pelas redes sociais, além de grupos de mensagens. Em novembro, durante audiência pública, a Vale apresentou o plano de aumentar para 850 metros a altura da barragem, que tem 835 metros. Segundo a mineradora, Itabiruçu tem capacidade para receber mais de 220 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Em Brumadinho, a barragem que se rompeu tinha capacidade para 12 milhões de metros cúbicos.
Correio Braziliense

Related Post

Rompimento da barragem de Brumadinho causa insegurança em Itabira BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...