Caso Jean Wyllys – Associação Juízes para a Democracia divulga nota



A decisão de Jean Wyllys (PSOL) de abandonar mandato e o País, com medo de ameaças, provocou uma série de reações. Uma delas parte da Associação Juízes para a Democracia que encaminhou esta nota para o Blog. Confira:
NOTA PÚBLICA
A Associação Juízes para a Democracia (AJD) entidade não governamental, de âmbito nacional, sem fins corporativos, que tem como um de seus objetivos estatutários a defesa dos direitos e garantias fundamentais e a manutenção do Estado Democrático de Direito, manifesta forte preocupação com a notícia de que ameaças contra a vida do Deputado Federal Jean Wyllys o levaram a tomar a decisão de não assumir o mandato para o qual foi reeleito e que pretende se exilar.
Não há verdadeira democracia sem respeito aos partidos e aos parlamentares de oposição, a suas manifestações, suas opiniões e à integridade física. Qualquer ameaça ou intimidação visando constranger ou calar a oposição deve ser prontamente rechaçada pelas instituições democráticas.
Indissociável que tais ameaças se dirijam contra um parlamentar dedicado às causas das minorias, especialmente da comunidade LGBT, sendo o Brasil o país onde mais se mata homossexuais no mundo.
Alia-se à gravidade desses fatos, a ausência de resposta do Estado brasileiro ao assassinato da Vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, passados mais de 10 meses.
A intolerância e a violência, verbal ou física, não podem continuar marcando o debate político do país.
A AJD exige do Ministro da Justiça que tome imediatas providências a fim de garantir a vida e a integridade física do Deputado Federal Jean Wyllys, como assim de todo e qualquer parlamentar que seja alvo de ameaças, e que garanta o livre exercício dos mandatos para os quais foram eleitos.
*AJD – Associação Juízes para a Democracia.
(Foto – Arquivo)

Related Post

Caso Jean Wyllys – Associação Juízes para a Democracia divulga nota BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...