SECA - Banabuiú e Tamboril estão em situação de emergência



Apesar de o Arrojado Lisboa ainda manter reserva de 89,38 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 5,58 % da sua capacidade, a zona rural de Banabuiú enfrenta forte crise hídrica

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu por meio de Portaria publicada no Diário Oficial da União a situação de emergência nos municípios de Banabuiú, no Centro do Estado, e de Tamboril, no Sertão dos Inhamuns.
A medida se baseou na descrição do Formulário de Informações do Desastre (FIDE), encaminhado pelos municípios e Governo do Estado, apontando a situação vivida por causa da seca.
O reconhecimento da situação de emergência poderá facilitar a captação de recursos e programas estaduais e federais para ações de convivência com o semiárido, incluindo a distribuição de água nas comunidades rurais.
Na mesma publicação, estão incluídos municípios dos estados de Minas Gerais, Piauí, Sergipe e Bahia, por causa de estiagem, ainda de Santa Catarina, por chuvas intensas e Rio Grande do Sul, por chuva de granizo.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) 37 municípios cearenses estão com situação de emergência reconhecida até o próximo dia 12 de dezembro. Na lista estão: Acopiara, Assaré, Bela Cruz, Canindé, Caririaçú, Cascavel, Cedro, Chaval, Choró, Crateús, Crato, Groaíras, Hidrolândia, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipu, Itapajé, Itatira, Jguaribara, Jaguaruana, Jardim, Lavras da Mangabeira, Madalena, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Parambu, Paramoti, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Umari e Umirim.
Ainda pelos dados da Cedec, no total há 69 municípios cearenses em situação de emergência por seca decretada ou homologada pelo Governo do Estado do Ceará, todos com situação reconhecida pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Related Post

SECA - Banabuiú e Tamboril estão em situação de emergência BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...