CHUVA DE 6 DIAS SUPERA MÉDIA DE DEZEMBRO

ATUALIZAÇÃO, ÀS 14:19
A chuva do início de dezembro de 2018 está sendo tão frequente e volumosa sobre o Nordeste do Brasil que, em vários locais, o volume acumulado nos primeiros seis dias do mês (até 10h de 6/12/18, horário de Brasília) já é pelo menos metade da média de chuva normal para todo mês de dezembro. Em algumas áreas já choveu mais do que a média histórica mensal.
Em alguns locais, como na região de Barreiras, no oeste da Bahia, choveu neste período o equivalente a 88% da média normal de chuva para um dezembro. Em Teresina, capital do Piauí, a medição automática do INMET registrou 200 mm em 6 dias e a média de chuva para dezembro é de aproximadamente 100 mm. A estação meteorológica automática de Barreiras do Instituto Nacional de meteorologia já acumulou cerca de 180 mm de chuva em 6 dias a média normal de chuva para dezembro em Barreiras é de aproximadamente 204 mm.
Faria Brito no Ceará, choveu 178 mm...
Entre os 10 maiores volumes de chuva sobre o Brasil acumulados entre a manhã do dia 5 e a manhã 6 de dezembro de 2018, quase todos ocorreram em estados da Região Nordeste, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. É o que tem acontecido desde o começo de dezembro, quando um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) e também a passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia, começaram a estimular grandes e fortes áreas de instabilidade sobre a Região Nordeste do Brasil. 
Desde o início de dezembro, fortes pancadas de chuva vêm sendo observadas especialmente sobre o Maranhão, a Bahia e o Piauí e Ceará mas também já tivemos chuva volumosa e forte em áreas do sertão e até até de Sergipe.
Clima Tempo

Related Post

CHUVA DE 6 DIAS SUPERA MÉDIA DE DEZEMBRO BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...