Vereadora Marli do Nascimento é eleita presidenta da Câmara de Acopiara sob polêmica





Atualizado, às 18:50
Na cidade de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, os vereadores tiveram que contratar um chaveiro para ter acesso ao plenário da Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira 14. O fato aconteceu depois do presidente da Casa, Cícero Teixeira de Oliveira, sumir com as chaves da sede do Legislativo, com o objetivo de não presidir a sessão que elegeria a nova Mesa Diretora.
Mesmo sem a presença do presidente e de outros vereadores que integram a chapa da situação, dez vereadores tiveram acesso ao prédio e foi realizada a votação que elegeu a nova mesa diretora.
A Polícia Militar também foi acionada para manter a ordem e a segurança dos parlamentares. No final, a chapa dois encabeçada por Josefa Marli do Nascimento foi eleita.
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Acopiara realizada na tarde desta sexta-feira, 14, foi marcada, portanto, por polêmica e impasse administrativo. O pleito deve ser resolvido na Justiça. 
A chapa vencedora reuniu a maioria dos parlamentares para formação de uma Mesa Diretora com a participação de representantes dos blocos da situação e oposição.
A sessão deveria ser realizada às 9 horas da manhã, mas a sede do Legislativo estava fechada com cadeado e foi preciso o comparecimento de um chaveiro.
Depois de muito tumulto, a votação foi realizada para a escola da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. A chapa eclética encabeçada por Josefa Marli do Nascimento foi eleita com 10 votos. A chapa concorrente, encabeçada por Cicinho de Otaviano, não obteve voto, pois os seus integrantes não compareceram à sessão.
Polêmica legal e administrativa 
O presidente da Câmara Municipal de Acopiara, Cícero Teixeira de Oliveira, nesta quinta-feira, 13, decidiu por meio da Resolução 02/2018 revogar a Resolução 03/2017, que foi aprovada em 25 agosto do ano passado, por ampla maioria, e instituiu a data de 14 de setembro para a realização da eleição da Mesa Diretora. 
Cícero Teixeira justificou o ato com base em parecer da assessoria jurídica da Casa.
Em 2017, o vereador Ivo Bezerra apresentou projeto de Resolução 003/2017 antecipando para setembro de 2018, a eleição para a escolha da Mesa Diretora, cujo mandato é de 1º janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020. A matéria foi aprovada por 14 dos 15 vereadores. Anteriormente, a eleição era realizada no 1º de janeiro, a cada biênio.
Ainda nesta quinta-feira, 13, o presidente divulgou da Câmara comunicado limitando a 48 acesso o número de pessoas para assistirem à sessão de votação para a escolha da nova Mesa Diretora.
Votação 
Os dez vereadores da base de apoio à chapa encabeçada pela vereadora Marli do Nascimento realizaram a sessão conforme o parágrafo único do Artigo 30 do Regimento Interno que diz: ‘qualquer componente da mesa poderá ser substituído pelo voto de dois terços dos membros da Câmara, quando faltoso, omisso ou ineficiente no desempenho de suas atribuições regimentais’.
Os trabalhos foram abertos pela vereadora mais votada no pleito passado, Simone Vieira. Em seguida foi eleito para presidir os trabalhos, o vereador Ivo Bezerra.. A vereadora Sheila Diniz foi nomeada para ser escrutinadora.
A votação foi de forma nominal, voto aberto. Os dez vereadores presentes votaram para eleger Marli do Nascimento, presidenta da Câmara Municipal, biênio 2019/2020. Compareceram à sessão: Marli do Nascimento, Jordan Teixeira, Simone Vieira, Marcelo Barbosa, Ivo Bezerra, Rosa Pinheiro, Maninho, Denes Bastos, Zé Estênio e Sheila Diniz.
A chapa da situação era composta pelos seguintes vereadores: Cícero Teixeira – presidente; Ricardo Costa – vice-presidente; Mundoca – primeiro secretário; e Eduardo Gaspar – segundo secretário.
A chapa vencedora tem os seguintes integrantes: Marli do Nascimento – presidente; Jordan Teixeira – vice-presidente; Simone Vieira – primeiro secretária e Marcelo Barbosa – segundo secretário.
Jornalista Barbosa

Related Post

Vereadora Marli do Nascimento é eleita presidenta da Câmara de Acopiara sob polêmica BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...