Com Haddad na cola, Ciro se mantém em 2º no Distrito Federal. Bolsonaro segue na ponta



ATUALIZADO, ÀS 10:34
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, se mantém na segunda posição nas intenções de votos entre os eleitores do Distrito Federal, com 13,3% das intenções de voto. Ciro, contudo, agora está empatado tecnicamente com o candidato do PT ao Palácio do Planalto, Fernando Haddad, que viu suas intenções de votos subirem de 6,9% em 11 de setembro para 12,9% nessa terça-feira, 25.
O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, mantém folgada liderança entre o eleitorado brasiliense. O capitão da reserva tem 38,4% das intenções de voto e lidera com folga a corrida pelo Palácio do Planalto entre os eleitores da cidade. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Opinião Política sob encomenda do Jornal Correio Braziliense, o percentual de votos de Bolsonaro subiu 3,6 pontos percentuais nas últimas duas semanas.
Desde o início da campanha, Ciro Gomes visitou o Distrito Federal duas vezes, com passagens pelo Sol Nascente, em Ceilândia, e pelo Núcleo Bandeirante, na última sexta-feira. Fernando Haddad ainda não fez campanha na capital federal desde que virou candidato, no último dia 11. A expectativa dos petistas de Brasília é de que Haddad venha à cidade na sexta-feira. A agenda, entretanto, ainda não foi confirmada pelo ex-prefeito de São Paulo.
O quarto colocado da sondagem encomendada pelo Correio é o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Geraldo Alckmin. O tucano, entretanto, está estagnado nas pesquisas — em agosto, ele tinha 6,3% das intenções de voto, oscilou para 6,8% no segundo levantamento e, agora, aparece com o mesmo percentual. Alckmin cumpriu agenda em Brasília no último dia 17, quando visitou a Estrutural e esteve em uma creche da cidade.
Marina Silva (Rede) está em trajetória descendente no DF. No primeiro levantamento, a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente ficou na segunda posição, com 11,7% das intenções de voto. Depois, Marina caiu para 10,5% e, agora, a candidata da Rede está em quinto lugar, com 5,8% das menções dos entrevistados.
Em 2010, quando disputou a Presidência pela primeira vez, Marina Silva foi a presidenciável mais bem votada na capital do país — única unidade da Federação em que chegou à frente dos oponentes. Ela encerrou a disputa com 41,96% dos votos. Na última eleição, Marina não passou para o segundo turno mas, no DF, conquistou a segunda colocação, com 35,81%.
O candidato do Partido Novo, João Amoêdo, conseguiu melhorar o desempenho entre as pesquisas. No primeiro levantamento, o engenheiro tinha 1,6% das intenções de voto. Em 11 de setembro, Amoedo passou para 2,9% e, agora, tem 3,3%. Henrique Meirelles (MDB) aparece em sétimo lugar. Em agosto, o ex-ministro da Fazenda tinha 1,9% das intenções de voto e, duas semanas depois, cresceu para 2,9%. Agora, tem 2,8% das citações dos entrevistados da sondagem.
Intenções
Álvaro Dias (Podemos) também oscilou pouco. O senador ficou com 1,8% em agosto e, na sequência, registrou 2,0%. Agora, ele aparece com 1,7% das intenções de voto. Cabo Daciolo (Patriota) conseguiu 0,8% das menções dos eleitores no primeiro levantamento, cresceu para 1,2% na segunda pesquisa e, hoje, tem 0,7% do eleitorado do Distrito Federal.
Vera Lúcia, do PSTU, subiu de 0,4% para 0,9% entre 15 de agosto e 11 de setembro e, no levantamento mais recente, ficou com 0,5%. Guilherme Boulos (PSOL) passou de 0,6% para 1,6% das intenções de voto e, agora, aparece com 0,3%. Já José Maria Eymael (DC), que contava com 0,3% das menções na primeira sondagem, caiu para 0,2% e, no levantamento mais recente, tem 0,3%. João Goulart Filho (PPL) foi de 0,5% para 0,4% e, sem seguida, caiu para 0,1%.
O total de eleitores que não souberam avaliar, saiu de 5,9% na primeira pesquisa, passou para 3,4% no levantamento seguinte e, agora, está em 3,8%. O número de entrevistados que declarou a intenção de votar nulo ou em branco despencou. Em agosto, esse percentual era de 14%, passou para 10,6% em 11 de setembro e, na sondagem mais recente, ficou em 9,2%.
A pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número DF-02181/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral como BR-00927/2018. Para a amostra de 1.194 entrevistas, a margem de erro estimada foi de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Com informações do Jornal Correio Braziliense

Related Post

Com Haddad na cola, Ciro se mantém em 2º no Distrito Federal. Bolsonaro segue na ponta BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...