Com 12 classificados, oitavas da Libertadores viram Brasil x Argentina



A conclusão da fase de grupos da Copa Libertadores, na noite desta quinta-feira (24), consolidou a hegemonia de Brasil e Argentina na edição deste ano da principal competição de clubes da América do Sul. Doze dos 16 times classificados às oitavas de final representam os dois países, rivais históricos no futebol.
Das seis equipes brasileiras que obtiveram vagas nos mata-matas, apenas o Flamengo não se qualificou como líder - ficou em segundo lugar, com dez pontos, dois atrás do River Plate.Corinthians, Cruzeiro, Grêmio (atual campeão da Libertadores) e Santos se garantiram nas primeiras colocações, além do Palmeiras, que registrou a melhor campanha desta fase, com 16 pontos em 18 possíveis, e assegurou o direito de disputar em casa as partidas de volta até uma hipotética final.
Do lado argentino da disputa, apenas o River se classificou na liderança. Atlético Tucumán, Boca Juniors, Estudiantes, Independiente e Racing passaram às oitavas em segundo lugar nos seus grupos.
A posição na tabela servirá apenas para alinhar os dois potes no sorteio dos confrontos das oitavas de final, marcado pela Conmebol para o dia 4 de junho. A composição será simples: líderes de um lado, vice-líderes do outro. A campanha não terá influência nenhuma na definição do próximo adversário. O Palmeiras, por exemplo, em anos anteriores enfrentaria o "pior" segundo colocado, o que não ocorrerá nesta temporada. 
Algumas nuances do sorteio: por estar em outro pote, o Flamengo abre a possibilidade de um duelo brasileiro valendo vaga nas quartas de final, assim como é possível ocorrer o maior clássico argentino nesta fase: River Plate x Boca Juniors. A fórmula de disputa também contribui para que confrontos da fase de grupos se repitam nas oitavas - Cruzeiro x Racing, Corinthians x Independiente, Flamengo x River, Grêmio x Cerro Porteño, Palmeiras x Boca e/ou Santos x Estudiantes.
Veja como ficarão os potes no sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores:

Pote 1

Palmeiras
Grêmio
Libertad-PAR
River Plate-ARG
Cruzeiro
Santos
Corinthians
Atlético Nacional-COL

Pote 2

Cerro Porteño-PAR
Racing-ARG
Atlético Tucumán-ARG
Flamengo
Boca Juniors-ARG
Estudiantes-ARG
Independiente-ARG
Colo-Colo-CHI



Uol

Related Post

Com 12 classificados, oitavas da Libertadores viram Brasil x Argentina BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 25 de maio de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...