Seis mulheres são vítimas de feminicídio a cada hora, segundo a ONU



Um relatório sobre feminicídio publicado neste domingo, 25, pelas Nações Unidas revelou que, diariamente, 137 mulheres são vítimas de assassinatos, o equivalente a seis por hora, cometidos pelos seus companheiros, ex-maridos ou familiares, quase sempre homens.
“No mundo todo, em países ricos e pobres, em regiões desenvolvidas e em desenvolvimento, um total de 50.000 mulheres são assassinadas todo ano por companheiros atuais ou passados, pais, irmãos, mulheres, irmãs e outros parentes, devido ao seu papel e a sua condição de mulheres”, denunciou o relatório.
O documento, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Onudd), indica que 58% de todos os assassinatos de mulheres em 2017 foram cometidos por companheiros ou familiares, o que faz com que o lar seja o “lugar mais perigoso para as mulheres”.
“As mulheres continuam pagando o mais alto preço como resultado dos estereótipos de gênero e desigualdade”, afirma o documento “Assassinato de gênero de mulheres e meninas”.
O relatório indica que os assassinatos de mulheres por parte dos seus companheiros “é frequentemente a culminação de uma violência de longa duração e pode ser prevenida”.
A ONU considera que um “aspecto crucial” para enfrentar o problema é envolver os homens na luta contra o feminicídio e “desenvolver normas culturais que se afastem da masculinidade violenta e dos estereótipos de gênero”.
Entre outros assuntos, se menciona como uma boa política de prevenção a “educação precoce de meninos e meninas, que promova a igualdade de gênero e ajude a quebrar os efeitos negativos dos papéis de gêneros estereotipados”.
Fonte: EFE

Related Post

Seis mulheres são vítimas de feminicídio a cada hora, segundo a ONU BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...