Blog lembra hoje os 120 anos de Frei Damião e já existe parecer positivo para sua beatificação



O Site Miséria lembra a passagem dos 120 anos de nascimento do frade capuchinho, Frei Damião de Bozzano, que transcorre nesta segunda-feira. Ele nasceu na aldeia de Bozzano, município de Massarosa (Itália) no dia 5 de novembro de 1898, sendo batizado com o nome de Pio Giannotti e morreu aos 99 anos no dia 31 de maio de 1997 em Recife (PE), onde foi sepultado no Convento de São Félix. Ele foi o criador da Hora da Graça que acontece toda quarta-feira na Igreja dos Franciscanos em Juazeiro.
Foram muitas as missões do religioso pelo Cariri sempre arrebatando multidões e, quando vinha pregar na terra de Padre Cícero, chegava a lotar a Praça das Almas no Santuário de São Francisco. Recentemente, a Comissão dos Teólogos da Congregação da Causa dos Santos, em Roma, deu parecer positivo à beatificação de frei Damião conforme noticiou o vice-postulador da causa, frei Jociel Gomes. Agora está sendo aguardado o parecer da Comissão dos Bispos e Cardeais.
A expectativa é que, até o fim deste ano, o processo esteja nas mãos do Papa Francisco, que é quem pode declarar o frade capuchinho venerável, por meio da publicação do Decreto de Vulnerabilidade. Depois disso, ainda será preciso comprovar um milagre ocorrido por meio da intercessão pós-morte de frei Damião para que ele seja reconhecido beato.
No Nordeste, muitos católicos vislumbram semelhanças entre Frei Damião e o Padre Cícero Romão Batista que morreu em 1934 quando Frei Damião já contava com 36 anos de idade e apenas 11 anos de sacerdócio. O frade sempre fazia referências ao sacerdote juazeirense nas suas homilias. Em Juazeiro são muitas as histórias de milagres e graças alcançadas junto a Frei Damião e, por aqui, esteve a comissão que cuida do processo de beatficação do mesmo tomando depoimentos.
No Santuário de São Francisco, onde ficava hospedado, costumava dar início às confissões pela madrugada e se formavam imensas filas para um contato direto com o paciente sacerdote. Ele era filho de camponeses e começou sua formação religiosa aos 12 anos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 19 anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Depois, retornou ao convento e sua ordenação foi dia 25 de agosto de 1923 se transferindo oito anos após para Recife.
Por Demontier Tenório
Miséria.com.br

Related Post

Blog lembra hoje os 120 anos de Frei Damião e já existe parecer positivo para sua beatificação BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...