Fóssil de nova espécie de planta na Chapada do Araripe data da época dos dinossauros



Um grupo de pesquisadoras da UFC (Universidade Federal do Ceará) descobriu uma nova espécie de planta nativa da Chapada do Araripe, que viveu há cerca de 110 milhões de anos atrás, época em que os dinossauros eram os principais habitantes da região do Cariri.
O fóssil da Pseudofrenelopsis salesii está bem preservado, algo que segundo os especialistas é raro para fósseis da chamada Formação Romualdo, uma das principais unidades rochosas na bacia do Araripe.
As boas condições do fóssil permitiram que a esta fosse a primeira espécie de planta procedente dessa formação a ter sua anatomia estudada em detalhes.
A planta é uma conífera - de folhas pontiagudas e frutos em forma de cone, com sementes expostas -, da família Cheirolepidiaceae, que foram todos extintos no fim do período Mesozoico, há 65,5 milhões de anos. O fóssil também pode ajudar a entender como era o ecossistema do Araripe milhões de anos atrás.
De acordo com as pesquisadoras, a idade e por ser componente da flora da região do Araripe, a Pseudofrenelopsis salesii viveu junto com várias espécies de dinossauros, pterossauros, tartarugas e lagartos primitivos, entre outras que habitavam a região.
O nome da espécie foi dado em homenagem ao Prof. Alexandre Sales (in memoriam), autor de importantes pesquisas na bacia do Araripe, sobretudo nas camadas de rocha da Formação Romualdo. O professor foi o primeiro orientador da autora do trabalho em pesquisas científicas sobre fósseis da região.
Por Felipe Azevedo/ Agência Miséria

Related Post

Fóssil de nova espécie de planta na Chapada do Araripe data da época dos dinossauros BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...