A duas semanas das eleições, 6 governadores podem vencer no 1º turno. Camilo Santana está na lista



Atualizado, às 10:10
Aqui no Ceará, o atual governador Camilo Santana também lidera com folga: o petista aparece com 64%
A exatos 15 dias do primeiro turno das eleições deste ano, dez candidatos aos governos estaduais têm chances de serem eleitos já nesta primeira fase da disputa, sendo que seis deles já ocupam o cargo de governador e buscam a reeleição. É o caso, por exemplo, do governador Camilo Santana (PT), que tenta a reeleição no pleito de outubro.
O levantamento do Portal Uol Notícias, foi feito com base nas pesquisas mais recentes divulgadas pelos institutos Ibope (para cada estado) e Datafolha (fez apenas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco). Além da intenção de votos total, foram analisados os percentuais de votos válidos.
Além de Camilo, os outros cinco governadores que lideram com folga as pesquisas e podem ser reeleitos, são: Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; Wellington Dias (PT), no Piauí; e Mauro Carlesse (PHS), no Tocantins.
Os outros candidatos que sairiam vitoriosos já em 7 de outubro, segundo as pesquisas, são Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; Helder Barbalho (MDB), no Pará; Ratinho Júnior (PSD); no Paraná; e Ronaldo Caiado (DEM), em Goiás. Nesse cenário, o Nordeste é a região que mais concentra candidatos que podem ser eleitos já no primeiro turno – são eles Renan Filho, Rui Costa, Dino, Dias e o próprio Camilo.
Em todo o Brasil, 20 dos atuais 27 governadores buscam um segundo mandato, mas só metade deles aparece na frente nas pesquisas e despontam com boas chances de continuar no poder – alguns enfrentam dificuldades até em alcançar votos suficientes para chegar ao segundo turno.
Na Região Nordeste.
Em Alagoas, Renan Filho deve se reeleger com facilidade no primeiro turno. Ele apareceu com 65% das intenções de voto no Ibope divulgado em 20 de setembro – a primeira pesquisa após a desistência de Fernando Collor de Mello (PTC) da disputa. O emedebista é apoiado pelo PT. O segundo colocado foi Josan Leite (PSL), do partido do presidenciável Jair Bolsonaro, com 5%. Brancos, nulos e não souberam/não responderam somaram 26%.

Aqui no Ceará, o atual governador Camilo Santana também lidera com folga: o petista apareceu com 64% das intenções de voto na pesquisa divulgada em 16 de agosto. Em seguida, vem General Theophilo (PSDB), com 4%. Outros adversários têm até 2% das menções. Na segunda-feira, 24, o Ibope deve divulgar uma nova pesquisa.
O também petista Rui Costa, que concorre à reeleição na Bahia, é mais um candidato que aparece disparado à frente na disputa e deve se reeleger facilmente. Ele teve 60% das intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada no dia 18 de setembro. O segundo colocado, José Ronaldo (DEM), teve apenas 7%. Demais concorrentes pontuam até 2%. Brancos, nulos e não souberam/não responderam, 27%.
Mais um governador petista que tem chances de se reeleger no primeiro turno é Wellington Dias, no Piauí. Ele teve 46% das intenções de voto no Ibope de 20 de setembro. Dr. Pessoa (Dr. Zezim), do Solidariedade, foi o segundo com 19%. Brancos, nulos e não souberam/não responderam somaram 14%.
No Maranhão, Flávio Dino foi de 43%, na pesquisa divulgada em 22 de agosto, para 49% no levantamento do dia 19 de setembro. Com esse número, ele venceria no primeiro turno sua principal rival, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que foi de 34% para 32%. Dino é apoiado pelo PT. No último levantamento, brancos, nulos e indecisos somaram 12%.

Related Post

A duas semanas das eleições, 6 governadores podem vencer no 1º turno. Camilo Santana está na lista BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...