Croácia encara Inglaterra e busca ir à final de Copa pela 1ª ve



A Croácia tem mais uma missão dura na Rússia. Ela desafia os inventores do futebol, a Inglaterra, para chegar à sua primeira final de Copa do Mundo. Inglaterra e Croácia não estavam cotadas para serem semifinalistas. Por isso, fazem nesta quarta-feira (11), em Moscou, a partir das 15 horas (Brasília), um confronto de surpresas.
Os dois países foram beneficiados pela eliminação precoce de seleções tradicionais. A Suécia, adversária dos ingleses nas quartas, roubou a vaga da Alemanha, atual campeã. A Rússia, oponente da Croácia também nas quartas, havia eliminado a Espanha, campeã em 2010. Com isso, as duas tiveram um caminho teoricamente mais fácil até aqui.
O retrospecto também comprova que não eram favoritas. A Inglaterra tenta chegar à final pela primeira vez desde 1966, quando conquistou o título em casa. Há 28 anos, o time não alcançava uma semifinal de Copa. A Croácia nunca foi finalista e chegou entre as quatro uma vez, em 1998, quando conquistou o terceiro lugar.
A Croácia, entretanto, nega o rótulo de zebra. O técnico Zlatko Dalic afirmou que sua equipe tem jogadores nos grandes clubes europeus. Ele acredita que a falta de bons resultados recentes levou a uma subvalorização do time.
"A Croácia tem ótimos jogadores em grandes clubes da Europa. É verdade que não conseguimos um resultado importante como seleção nos últimos anos. Estivemos abaixo do que podemos. Mas não deveria ser surpresa que estamos entre os quatro finalistas, pela qualidade dos jogadores. Esses jogadores não foram bem avaliados por muito tempo, pela falta de resultados da seleção", afirmou o treinador, em entrevista coletiva nesta terça, em Moscou. "Essa é a chance de estarem na história. O fato de termos jogadores em grandes clubes como Real Madrid e Barcelona mostra que eles têm qualidade."
O elenco croata é badalado. Luka Modric, do Real Madrid, é o grande astro da seleção. Ao seu lado estão Rakitic, do Barcelona, Mario Mandzukic, da Juventus, e Ivan Perisic, da Inter de Milão.
A Inglaterra chegou desacreditada à Rússia por dois motivos principais. O técnico Gareth Southgate dirigia a seleção sub-21, não tem títulos relevantes e só assumiu o cargo depois de o treinador principal ter sido afastado por envolvimento em irregularidades na transferência de jogadores. Foi uma prova de fogo para sua própria carreira. Além disso, a Copa é o primeiro grande teste de um time jovem, que tem em média 25 anos. Por isso, o treinador mostrou orgulho pelo que fez até aqui.
"Não estou acostumado com isso na minha carreira. Estou muito orgulhoso da reação da torcida. Isso não é apenas sobre a maneira como jogam, eles são grandes embaixadores do nosso país", elogiou.

A ascensão do time inglês na competição pode ser medida pelo entusiasmo da torcida. Depois de um início tímido em várias sedes, os ingleses finalmente estão sendo ouvidos nos estádios. Eles adotaram o lema "Football is coming home" (O futebol está voltando para casa). A música foi tema da Eurocopa de 1996, sediada no país. Hoje, faz referência a um possível título do país onde foi criado o futebol. "Essa é uma das músicas que eu não ouvia há uns 20 anos, mas tem sido legal ouvir as pessoas se divertindo com ela depois de tanto tempo", disse Southgate.
PÊNALTIS - A Inglaterra tem sido consistente, mas ainda não teve uma grande atuação na Copa. A Croácia fez uma grande fase de grupos - venceu a Argentina por 3 a 0 -, mas suou nas últimas partidas diante de adversários teoricamente mais fracos, como Dinamarca e Rússia. Por isso, não será surpresa mais uma decisão por pênaltis.
Os croatas avançaram dessa forma duas vezes graças ao goleiro Subasic. Os ingleses superaram o drama histórico de três eliminações seguidas em Copas na decisão diante da Colômbia, pelas oitavas de final. A comissão técnica estudou as cobranças antigas e descobriu que os ingleses eram mais afoitos que os batedores das outras seleções depois que o árbitro autorizava a cobrança. Agora, eles esperam, respiram e só aí batem.
FICHA TÉCNICA
CROÁCIA - Subasic; Corluka, Lovren, Vida e Strinic; Rakitic, Modric; Rebic, Kamaric e Perisic; Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.
INGLATERRA - Pickford; Walker, Stones e Maguire; Henderson, Trippier, Dele Alli, Lingard e Ashley Young; Sterling e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.
ÁRBITRO - Cüneyt Çakir (TUR)
HORÁRIO - 15 horas (de Brasília)
LOCAL - Estádio Luzhniki, em Moscou (RUS)
noticiasaominuto

Related Post

Croácia encara Inglaterra e busca ir à final de Copa pela 1ª ve BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 11 de julho de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...