Casos de motoristas flagrados sem carteira caem 84% no Ceará



Por esquecimento ou mesmo por imprudência milhares de condutores são detidos pelos órgãos de trânsito no Ceará pela falta de apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), no ano passado, 3.503 mil motoristas foram multados e tiveram os veículos detidos. Já em 2016, o órgão registrou 23.319 autuações. Ao comparar os dois últimos anos, é possível identificar redução de 84% das infrações deste tipo. Nos cinco primeiros meses de 2018, o Detran-CE já registrou 1.132 condutores sem o documento impresso em fiscalizações. Quem tem habilitação, mas não porta a CNH ao dirigir, comete infração leve, com multa no valor de R$ 88,38, mais três pontos na carteira. O veículo fica retido até a apresentação do documento pelo condutor.
CNH Digital
Uma nova ferramenta do Denatran promete facilitar a vida dos condutores, além de facilitar o processo de fiscalização em blitze. Desde ontem, o órgão nacional de trânsito disponibiliza gratuitamente a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação a todos os condutores habilitados que tiverem interesse em utilizá-la, no smartphone. O documento no celular poderá ser apresentado aos agentes de trânsito no lugar da CNH tradicional, de papel, que permanece sendo emitida e válida. A versão digital também terá o mesmo valor jurídico da impressa.
Experimental
"O Denatran começou esse processo no ano passado. Estávamos em fase experimental onde a gente liberou o cadastro da CNH Digital apenas para quem tinha o certificado digital, o que é uma minoria. Ontem, iniciamos o lançamento oficial no Estado. Todo mundo, com ou sem certificado digital, vai pode ter sua CNH no celular, mas é preciso ter a nova CNH com QR Code. Desde maio, estamos emitindo essa nova CNH. Quem tem a antiga pode tirar uma segunda via da nova carteira", explicou Pablo Ximenes superintendente adjunto do Detran-CE. Ao todo, mais de mil motoristas já emitiram a CNH Digital no Ceará.
Por lei, a CNH é um documento de identificação pessoal, válido em todo o território nacional. Com a implantação do documento em versão digital, este passou a ser o primeiro documento de identificação digital do Brasil. Portanto, é possível, por exemplo, embarcar em todos os aeroportos do País utilizando a CNH Digital e, assim como o cartão de embarque, que também é disponibilizado pelas companhias aéreas via smartphone, efetuar a sua viagem de avião sem necessidade de documentos impressos, agilizando a viagem de milhares de passageiros.
Para obter a CNH Digital, o usuário precisa ter a carteira impressa com QR Code, um código de barras, em formato quadrado, impresso no verso da cédula do documento, conforme o novo modelo em vigor em todo o País desde maio de 2017. Caso falte internet no momento de uma fiscalização não há problema. Será necessária conexão com a Internet somente no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível off-line, sendo acessada, apenas, com a senha de quatro dígitos. Nas situações em que o documento for suspenso ou cassado, a CNH Digital será bloqueada na atualização do aplicativo.
Toda e qualquer pessoa brasileira ou estrangeira, que possua ou venha a possuir a Carteira Nacional de Habilitação e inscrição no Cadastro de Pessoa Física - CPF da RFB pode solicitar a CNH Digital.
Fonte: Diário do Nordeste

Related Post

Casos de motoristas flagrados sem carteira caem 84% no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 21 de junho de 2018

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...