SERTÃO CENTRAL Incêndio provoca destruição de pastagens na zona rural de Quixeramobim



ATUALIZADO, ÀS 12:26
Várias pastagens foram destruídas pela ação do fogo nesta segunda-feira (11) na localidade de Salgadinho, na zona rural de Quixeramobim, distante cerca de 30Km do Centro desta cidade. Moradores da região informaram que o incêndio começo no início da tarde, em um dos pastos mantidos pelos agricultores.
Para evitar o alastramento da queimada, inclusive de atingir residências no distrito de Passagens, onde a localidade fica situada, a população local se mobilizou e realizou barricadas. O grupamento PrevFogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) seguiu para o local com o objetivo de debelar o fogo.
A origem do incêndio ainda é desconhecida, todavia, quem mora nas imediações atribui o fogo ao período de estiagem. Pouco mais de 60 dias após o encerramento da quadra chuvosa a maior parte da mata já está totalmente seca. As queimadas, geralmente controladas, para preparo da terra, são outro problema.
Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de janeiro até o dia 11 de setembro já foram registradas 545 queimadas no Ceará. Os números representam redução de 26% em comparação ao ano anterior. Entretanto, somente nos últimos 11 dias foram detectados 256 focos, um aumento de 75%.
Amigos de Plantão

Related Post

SERTÃO CENTRAL Incêndio provoca destruição de pastagens na zona rural de Quixeramobim BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 12 de setembro de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...