Paciente de Fortaleza testa novo medicamento injetável contra câncer



06 DE SETEMBRO, QUARTA-FEIRA
Um paciente idoso de Fortaleza é o primeiro do Brasil a utilizar, de forma oficial, novo medicamento injetável contra o câncer. O tratamento iniciou na última sexta-feira, 1º de setembro, no Hospital São Camilo Cura d´Ars, no Centro da capital.
Segundo a unidade hospitalar, a droga foi lançada nos Estados Unidos. A Blinatumomab, conhecida como Blincyto, foi apresentada ao mercado em dezembro de 2016. Desde então, foram iniciados testes em pacientes recidivos de leucemia linfocítica aguda, doença do paciente de Fortaleza.
De acordo com o pós-doutor em hematologia e responsável pelo tratamento do idoso, Ronald Feitosa Pinheiro, o medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e precificado há apenas dez dias. Ele conta que a droga é utilizada legalmente pela primeira vez no Brasil.
“A doença do paciente afeta normalmente ‘os extremos’: crianças e idosos. As crianças são curadas em 80% dos casos. Nos idosos, é praticamente incurável. Nosso paciente, além de portador da doença, é ainda reincidente, sem opções de tratamentos”, explica. Segundo o médico do Hospital São Camilo, a droga é “ indicada exatamente para o caso dele”.
Melhoras significativas
Com o tratamento iniciado há apenas cinco dias, o paciente já demonstra sinais de melhora. “As células ruins já caíram de 60 mil para 4 mil”, explica Pinheiro. A droga imunobiológica é considerada uma vacina contra o câncer. “É um anticorpo para as células do câncer”, afirma Pinheiro. O tratamento tem duração de 28 dias.
G1 ce

Related Post

Paciente de Fortaleza testa novo medicamento injetável contra câncer BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...