Netanyahu pula o Brasil em primeira visita de um chefe de Governo de Israel à América Latina


O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, em uma reunião do Governo em Jerusalém.

11 DE SETEMBRO, SEGUNDA-FEIRA
Sete décadas após a fundação do Estado judeu, Benjamin Netanyahu se torna o primeiro chefe de Governo israelense a empreender uma visita diplomática à América Latina. O primeiro-ministro viaja nesta segunda-feira a Buenos Aires, onde se reunirá com o presidente argentino, Mauricio Macri, antes de seguir para Bogotá, onde será recebido pelo mandatário colombiano, Juan Manuel Santos, e para a Cidade do México, onde se encontrará, na sexta-feira, com o chefe de Estado, Enrique Peña Nieto
O Brasil, um dos maiores parceiros comerciais de Israel na região, não está no roteiro. A incerteza política quanto à permanência de Michel Temer na presidência foi fundamental para a decisão de Israel de pular o país, afirmou em entrevista à Folha de São Paulo, o embaixador israelense Yossi Shelley.
As relações econômicas bilaterais – são mais de trinta empresários na comitiva – e os contatos com a diáspora judaica marcarão essas três visitas, com as quais o premiê pretende melhorar a imagem de Israel no exterior, manchada pela ocupação, pela expansão dos assentamentos e pela suspensão do diálogo com os palestinos.
“Estamos estreitando os laços com a América Latina. É um grande mercado, um importante bloco de países”, declarou Netanyahu em discurso recente no Ministério das Relações Exteriores, cuja pasta também é de sua competência. “Não há dúvida de que um acordo com os palestinos pode ajudar o mundo a se abrir para nós; mas o mundo já está se abrindo apesar disso”. “Esta visita é a continuação do fortalecimento da posição internacional de Israel”, afirmou no domingo em uma reunião do Governo em Jerusalém.
Depois de suas recentes incursões diplomáticas por Estados africanos e asiáticos, este giro reequilibra a frente latino-americana da política externa israelense, e serve também para reparar o esquecimento histórico em relação aos países do subcontinente que, com seu voto na ONU, possibilitaram o nascimento do Estado judeu depois da partição da Palestina sob mandato britânico.
EL PAÍS

Related Post

Netanyahu pula o Brasil em primeira visita de um chefe de Governo de Israel à América Latina BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...