Coreia do Norte faz novo lançamento de míssil


Image-0-Artigo-2296964-1

Pyongyang/Washington O governo do Japão informou, ontem, que um míssil foi lançado da Coreia do Norte e passou sobre o território japonês. O governo nipônico orientou a população a se afastar de qualquer objeto que possa ser parte dos destroços do míssil. De acordo com o sistema de alerta japonês, não houve feridos nem danos.
Hoje o Conselho de Segurança da ONU fará uma reunião de urgência, depois do novo disparo norte-coreano. A reunião fechada será às 15h de Nova York (16h, horário de Brasília)
Este é o segundo míssil em menos de um mês disparado em direção ao Japão. O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, também convocou uma reunião de emergência sobre o assunto.
Ontem, um órgão estatal da Coreia do Norte ameaçou usar bombas nucleares para "afundar" o Japão e reduzir os EUA a "cinzas e escuridão", em reação à decisão do Conselho de Segurança da ONU, na última segunda-feira, de aprovar novas sanções contra Pyongyang. As sanções, aprovadas por unanimidade, vieram após o regime norte-coreano ter realizado seu sexto e maior teste nuclear, no dia 3.
O Comitê norte-coreano para a Paz da Ásia-Pacífico, que lida com assuntos externos de Pyongyang, também defendeu o desmantelamento do Conselho de Segurança e o descreveu como "ferramenta do mal", segundo comunicado divulgado pela agência norte-coreana KCNA.
O comitê norte-coreano também atacou o governo sul-coreano, acusando-o de "traidores" e "cachorros dos Estados Unidos" ao pedir sanções mais duras para seus "compatriotas".
"O grupo de traidores pró-americanos deve ser severamente punido e liquidado com um ataque de fogo para que eles não possam sobreviver. Só então, a nação coreana poderá prosperar em um território unificado".
Pressões
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, pediu nesta quinta-feira que a China use seu peso como principal fornecedor de petróleo para a Coreia do Norte para pressionar o isolado país a reconsiderar o desenvolvimento de armas nucleares.
O governo do presidente Donald Trump buscou impor um embargo de importações de petróleo para a Coreia do Norte no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, em resposta ao mais recente ataque nuclear de Pyongyang.
A oposição de China e Rússia, porém, levou à aprovação de medidas mais brandas, embora tenha sido imposto um embargo às exportações de têxteis norte-coreanos, uma importante fonte de receita para o país.
A China se opõe ao desenvolvimento de armas nucleares da Coreia do Norte, mas teme que uma maior pressão econômica leve o vizinho ao colapso.
Trump anunciou a intenção de visitar China, Japão e Coreia do Sul em novembro, em sua primeira visita à Ásia.
DN

Related Post

Coreia do Norte faz novo lançamento de míssil BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...