Índice de assassinatos mais que dobra no Ceará, Amazonas e Maranhão nos últimos dez anos


Índice de assassinatos mais que dobra no Ceará, Amazonas e Maranhão nos últimos dez anos

O Brasil registrou crescimento de 14,22% no número de assassinatos nos últimos 10 anos. A taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes aumentos em 20 Estados, segundo dados oficiais compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e publicados na edição deste domingo (15) do jornal O Globo.
Se, por um lado, a queda dos homicídios em estados populosos como São Paulo e Rio de Janeiro pode ter puxado a média para baixo, o índice de mortes mais do que dobrou em três unidades da federação no Norte e Nordeste: Amazonas, Ceará e Maranhão.
Em Alagoas, que teve crescimento de 36,54%, a taxa de assassinatos, de 49 mortos para cada 100 mil pessoas, é comparável à da Venezuela, segundo país que mais mata nas Américas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro é Honduras, com 103 mortes por 100 mil habitantes.
A última versão do estudo, lançada em outubro pelo Fórum, apresenta dados consolidados de ocorrências de 2015. A publicação utiliza duas fontes para contabilizar os crimes violentos: os registros criminais fornecidos por cada estado por meio da Lei de Acesso à Informação e os dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde.
Os pesquisadores fazem a ressalva de que as estatísticas compartilhadas pelos estados são mais confiáveis hoje do que há dez anos, embora isso, sozinho, não explique por que os registros de violência cresceram tanto.

Veja abaixo infográfico publicado na edição de hoje do O Globo:

Related Post

Índice de assassinatos mais que dobra no Ceará, Amazonas e Maranhão nos últimos dez anos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 15 de janeiro de 2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...