Rádio Líder Online de Acopiara

Milagre de São Francisco – Transposição une políticos cearenses da oposição e situação em Brasília

22 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA
raidmm
O tucano Raimundo Gomes cobra celeridade da obra durante audiência na Câmara.
A transposição das águas do rio São Francisco – solução apontada para a grave crise hídrica que se abate sobre o Ceará e que ameaça a Região Metropolitana de Fortaleza -, movimentou o PIB político cearense e políticos, de forma suprapartidária, nesta terça-feira, em Brasília.
Logo cedo, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, recebeu o governador Camilo Santana (PT). Apesar das diferenças políticas, a conversa foi amistosa. O chefe do Executivo cearense apresentou ações que poderão mitigar a situação, caso entremos no sexto ano consecutivo de estiagem.
Em seguida, o senador Tasso Jereissati (PSDB) recebeu, em seu gabinete, deputados federais, estaduais e prefeitos. No encontro, foi discutido o que fazer diante do perigo real de um colapso no abastecimento hídrico.
O principal impasse está em o Ministério da Integração abrir mão da licitação – tese defendida pelo Governo do Estado, dada a urgência -, ou seguir o ritmo normal de licitação. O TCU não deu aval para que a obra seja retomada sem processo licitatório.
Por enquanto, a pasta está optando pela primeira solução. Um certame já está, inclusive, em andamento. Por essa linha, a água do Velho Chico chegará no Ceará na reta final do ano que vem.
Em seguida, uma terceira reunião, desta vez entre deputados federais, estaduais e prefeitos, tentou alinhar o discurso para pressionar os governos Michel Temer e Camilo Santana em busca de uma solução o mais rápido possível.
Na sequência, uma audiência pública, com a presença de Barbalho, na Câmara dos Deputados, ampliou o debate sobre o encaminhamento de soluções.
Foi o momento mais tenso do dia, quando o ministro da Integração e parlamentares de vários estados beneficiados com as obras da transposição – a maioria do Ceará, debateram a melhor solução para a aceleração das obras.
No final da tarde, parte da comitiva cearense foi recebida pelo senador Eunício Oliveira (PMDB), para quem foi reforçada a preocupação com o perigo real de um colapso por falta d´água na Grande Fortaleza.
Além de Camilo, Tasso e Eunício, participaram da mobilização em Brasília o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB), presidente da Comissão Externa que acompanha as obras da transposição, e o também tucano Carlos Matos, da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará.
Estiveram presentes aos encontros e debates os parlamentares federais Vitor Valim (PMDB), Odorico Monteiro (Pros), Gorete Pereira (PR), Domingos Neto (PSD) e o ex-ministro da Integração Nacional, deputado Leônidas Cristino (PDT). Também os deputados estaduais Agenor Neto (PMDB), Fernanda Pessoa (PR) e Roberto Mesquita (PV), além do prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes (PSDB), o também tucano Chico César, de Horizonte, e o vereador eleito por Fortaleza, Renan Colares (PDT).
(Foto – Divulgação)

Related Post

Milagre de São Francisco – Transposição une políticos cearenses da oposição e situação em Brasília BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 22 de novembro de 2016

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...