Rádio Líder Online de Acopiara

Estiagem coloca vários municípios em situação de emergência em PE



A seca é um problema no Nordeste. Com pouca chuva no sertão de Pernambuco, muitos reservatórios quase secaram e 125 municípios estão em estado de emergência.
O agricultor Virgílio Rodrigues Da Silva parece não acreditar que todo o investimento que fez foi perdido. No primeiro semestre do ano, ele plantou 2,5 hectares com milho e sorgo nas terras que ficam em Petrolina, no sertão de Pernambuco.
Nenhuma plantação de milho sobreviveu nas áreas não irrigadas do estado. Segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, cerca de 4,5 mil produtores perderam toda a safra.
Sem chuva, a situação dos açudes e das barragens também é preocupante. O açude de Vira Beiju, um dos maiores da região, está com apenas 3% da capacidade total, de 11,8 milhões de metros cúbicos de água. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac, esse não é o único reservatório do estado nessa situação. Dos 87 reservatórios de Pernambuco, 47 já entraram em colapso. E 31 ficam no sertão.
Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, 1,5 milhão de pessoas sofrem com a seca. Para muitas famílias a única solução é comprar água. O caminhão com oito mil litros custa R$ 150.
A agricultora Gildete Gomes teve que se apertar para conseguir pagar esse valor e encher as cisternas da propriedade. A água será usada para o trabalho doméstico e para dar de beber para os animais.
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, em Cachoeira Paulista, São Paulo, alerta que não deve chover de forma significativa até o fim do ano no semiárido do Nordeste. Esse é o período de estiagem na região. Ainda não há previsão climática para época chuvosa, que só começa em janeiro, fevereiro.
Fonte: G1

Related Post

Estiagem coloca vários municípios em situação de emergência em PE BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 30 de outubro de 2016

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...